banner_rpa.jpg

RPA

A Automação Robotizada de Processos (em inglês, Robotic Process Automation- RPA) é uma tecnologia que busca automatizar processos operacionais e repetitivos, gerando maior produtividade, mais qualidade nos processos e uma redução considerável nos custos para o os negócios. Os ganhos com a implantação de RPA nas empresas tem sido destaque nos últimos anos e por esse motivo sua adoção se torna cada vez mais necessária.

Benefícios do RPA

Um dos principais benefícios do RPA é a liberação de colaboradores da execução de tarefas repetitivas e que exigem pouca ou nenhuma reflexão, mas que ainda assim são necessárias. Com a automatização dessas tarefas, eles poderão direcionar seu foco e energia a outras atividades.

Outra vantagem de se colocar certas tarefas nas mãos de uma máquina é a redução de erros – pois mesmo o mais dedicado e focado profissional se torna propenso a errar após longas horas realizando uma mesma atividade.

beneficios_rpa.jpg

O RPA é muito valioso para interligar sistemas, especialmente legados. Por ser capaz de operar qualquer plataforma ou interface, ele pode integrar qualquer sistema, com agilidade e confiabilidade. O RPA também é muito empregado para validar e monitorar a consistência e integridade de dados em um processo, prevenindo erros.

Programado corretamente, e com uma maior velocidade de processamento de informações, o robô tende a executar as tarefas consideravelmente mais rápido do que um ser humano. Com isso, a produtividade cresce.

O ROI da utilização do RPA pode ser mensurado com relativa facilidade. No cálculo, deve-se observar não só a economia de horas de trabalho dos recursos, mas também a redução de erros e riscos operacionais.

<< voltar     |